Curtir
Compartilhar

Os municípios de Macaubal e Sebastianópolis do Sul estão participando do Programa Mais Médicos, do Governo Federal e receberam os profissionais cubanos para trabalhar nos Centros de Saúde.

Macaubal recebeu dois profissionais, Dr. Dalai Hung Gorges e Dra. Antônia Marianela Vazquez. Já Sebastianópolis do Sul recebeu o médico generalista Dr. Leonel Rojas Lantigua.

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

As documentações dos novos profissionais estão sendo providenciadas para que eles possam iniciar os trabalhos o mais breve possível.

De acordo com a Secretária de Saúde de União Paulista, Silvana Picolo, o munícipio fez a inscrição para receber um profissional para atuação na Estratégia Saúde da Família, na atenção básica, mas ainda não foi contemplado.

O município de Magda também havia feito o cadastro no programa, mas segundo o assessor da prefeitura, Junior Gitti, foi enviado um ofício de desistência por conta do alto custo do programa.

Fotos