O vereador de Sebastianópolis do Sul, Clademar Moises “Kall” (PMDB), que está no Legislativo há 7 anos, no último dia 13 de outubro apresentou um projeto de redução dos salários dos vereadores, vice e prefeito municipal para a legislatura de 2017 a 2020.

“O projeto foi votado favorável e com isso o nosso município economizará mais de R$ 1 milhão para o próximo mandato. E a nossa população irá se beneficiar de mais saúde, educação, esporte e lazer. E ainda, a minha maior felicidade na aprovação deste projeto, foi de que, podemos mudar o cenário da política em todas as esferas, e, portanto, acredito que a atividade do vereador não é considerada como atividade profissional e sim, como de cidadãos que dispõe a trabalhar em prol a nossa população e nossa cidade e também o subsidio proposto é essencial para custear suas atividades”, afirma Kall.

Ele ainda tem um desejo. “Gostaria que essa matéria rodasse o Brasil, para que possamos colocar na cabeça das pessoas que nós precisamos mudar e para isso deve ter um começo”, finaliza o vereador.

Impacto com a redução dos salários
Para elaborar o projeto, foi feito um estudo de impacto sobre a redução dos salários de vereadores e presidente da Câmara.

Vereadores
Salário atual dos vereadores: R$ 2.900,00, com reajustes para 2017 chegará a R$ 4.295,27.
Com o projeto, o salário dos vereadores será de R$ 1.700,00, redução de mais de 60%.

Presidente da Câmara
Salário atual do Presidente da Câmara: R$ 3.800,00, com reajustes para 2017 chegará a R$ 7.048,00.
Com o projeto o salário do Presidente da Câmara será de R$ 2.858,00, redução de mais de 60%.

Conclusão
A economia com o projeto que foi aprovado será de R$ 1.138.000,00 para próximo mandato.

Demais cargos afetados

Salário atual R$ 9 mil, permanece inalterado.

Vice-prefeito
Salário atual R$ 4,5 mil, permanece inalterado.

Secretários Municipais
Salário atual R$ 4,5 mil, sofrerá redução, passará para R$ 3,5 mil.