Os alunos da Escola Municipal EMEF Claudenei Perpétuo de Melo visitaram as dependências da Câmara Municipal de Sebastianópolis do Sul na última Sessão Plenária realizada (22).
Eles foram supervisionados pelos professores e responsáveis pela escola numa atividade de extensão que visa desenvolver a cidadania e o protagonismo dos alunos, abordando Poder Executivo e o Poder Legislativo, bem como suas características e atribuições.
“Estamos comemorando os 58 anos de emancipação política de Sebastianópolis do Sul. Então decidimos proporcionar às crianças a oportunidade de assistir a uma Sessão da Câmara Legislativa, para que pudessem vivenciar o conteúdo estudado na prática.
Consideramos importante que as crianças conheçam a História do nosso município, saibam que são parte dela e percebam que no futuro poderão ser eles os Políticos de nossa cidade. Nossa criança conhecendo o passado, vivendo o presente e planejando o futuro.” Destacou a diretoria e Professora Evelize Menezes Sá Salvioni que acompanhava as crianças na atividade extraclasse.
Ainda segundo ela, o assunto tem sido abordado em sala de aula e além das aulas teóricas, os alunos têm feito uso do laboratório de informática para pesquisar e agregar mais conhecimento ao tema em estudo. Inclusive, como contou, foi através da internet que os alunos assistiram a vídeos no Youtoube da TV Câmara Sebastianópolis e manifestaram a vontade de vir ao parlamento conhecer o lugar onde os vereadores trabalham e onde as leis do município são elaboradas. Os demais professores atribuíram essa iniciativa dos alunos ao cunho pedagógico trabalhado na escola que é a criticidade. “Os alunos são bem questionadores, gostam de perguntar”, informou uma das professoras que também supervisionava a visita.
A visita foi motivo de muita animação para os alunos, as atividades de extensão proporcionam outros espaços que podem ser explorados, por meio dos quais os alunos se mostram mais à vontade para exibir seus desenvolvimentos, desenvolturas e liberdade em manifestar satisfação nas descobertas.
“A Câmara é do povo e a gente não a ocupa como deve. Fica pensando que é um espaço proibido, e não é”, opinou o vereador Gustavo Pereira que ocupa a segunda secretaria da Casa Legislativa.
No plenário e já com a sessão instalada o vereador e presidente da Câmara, Augusto Magro de Oliveira destacou que o projeto é importante e que desperta o civismo nas crianças, a escola está de parabéns pela iniciativa, a Casa de leis estará com a porta sempre aberta para recebe-los”, salientou o Presidente.
Após esse momento, eles se assentaram e ouviram dos vereadores explicações sobre o regimento da Câmara, as funções dos vereadores, o andamento dos projetos na Casa, o trabalho das comissões e a preparação dos projetos para votação. Os edis explicaram também sobre a eleição dos vereadores e da presidência da Câmara respondendo as dúvidas dos alunos.